Depoimentos
DEPOIMENTO ANA ALICE 3º ANO – ENSINO MÉDIO.
Aprendi que é muito importante refletir e planejar o futuro.
Antes eu pensava que a decisão correta faria as coisas acontecerem como desejo, hoje sei que o planejamento bem feito, com as perguntas corretas é que podem fazer isso muito mais do que uma decisão, ajudará traçar meu caminho com mais segurança e convicção de onde vai dar, pois estarei preparada para as dificuldades antes refletidas e analisadas e segura para as que não conhecer. E ter mais assertividade no tocante à meus sonhos e metas.
Era limitada mentalmente falando, pois tinha consciência do que quero, mas não tinha um planejamento ou refletido profundamente sobre cada ponto e suas possíveis dificuldades. Agora além já ter caminhado muito no tocante a isto, posso dizer que sou confiante quanto ao futuro.
Valeu a pena ter realizado as atividades porquê valorizo muito o conhecimento e aprendi bastante com elas, mas principalmente, porque afetou diretamente minha vida de forma muito positiva! Todos os jovem precisam ter acesso a esse tipo de atividade, para entenderem a sí mesmos e o mais primordial pensar e agir hoje visando o amanhã, que muitas vezes é obscuro por falta de um ensino assim.
Mudou minha forma de pensar no meu projeto de vida e de ver o caminho a ser trilhado para alcançar meus sonho e metas.
DEPOIMENTO GABRIEL 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Aprendi dar mais disponibilidade aos estudos. Antigamente eu não ligava muito pra estudar, hoje em dia já tenho uma ponto de vista bem diferente daquele que tinha antes, também consegui uma nova habilidade na minha leitura.
Essas habilidades irão ajudar para o resto da minha vida, posso usar em todo o meu dia a dia, como no trabalho, cursos, faculdade e etc.
Antes de ter feito essas atividades, eu tinha a cabeça um pouco bagunçada, ficava muito na dúvida do que queria para o meu futuro, era tudo fora de ordem e bem bagunçado, agora depois de ter feito essas atividades consigo deixar tudo em ordem e organizar tudo para o meu futuro.
No começo só aceitei fazer essas atividades pra poder ganhar nota na escola, e com o tempo isso foi me interessando e fui apreendendo novas habilidades coisas que eu possa levar para o meu futuro. Ter terminado essas atividades me deu um ponto de vista bem diferente do rumo que devo tomar da minha vida em diante.
Mudou a forma de pensar de escrever de ler e de me organizar para o que quero para o meu futuro.
16º EDIÇÃO DA APP OS ALUNOS NÃO HAVIAM REALIZADO NOSSAS ATIVIDADES.
17º EDIÇÃO DA APP OS ALUNOS REALIZARÃO NOSSAS ATIVIDADES.
2017/2018 – Escola Fernandes Soares
2018
Projeto com a Secretaria Municipal de Educação de Diadema
AÇÃO CIDADE NA ESCOLA
Atividade desenvolvida nas ESCOLAS MUNICIPAIS SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E PROFESSOR FRANCISCO DANIEL TRIVINHO
Atendimento: 64 alunos
Diadema, 22 de março de 2016
Renata Saggioro Silva
Coordenadora Pedagógica Cidade na Escola da SEMED, Secretaria Municipal de Educação de Diadema
Objetivo: apresentar novas e diferentes estratégias e técnicas de leitura.
Projeto Ler Melhor – relatório EMEB Professor Francisco Daniel Trivinho
Coordenação: Marco Parise – Projeto Ler Melhor.
Relatório Renata Saggioro Silva – Coordenadora Pedagógica do Programa Cidade na Escola
ATIVIDADE REALIZADA EM 22/03/16 – AÇÃO CIDADE NA ESCOLA
O Empresário Marco Parise, da Empresa LER MELHOR, realizou hoje 22/03/16, atividades de estratégias de leitura para os 32 alunos da EMEB Professor Francisco Daniel Trivinho, professora Fara. Acompanhado pela Coordenadora Pedagógica da escola Érika Sousa, e pela Coordenadora Pedagógica Renata Saggioro Silva, do Programa Cidade na Escola, os alunos tiveram diversas oportunidades de refletir sobre seu aprendizado em leitura e de experimentar novas maneiras de ler, através de vários exercícios e técnicas:
“RODA DO APRENDIZADO” – MÉTODO COACHING. (1*Coaching é uma palavra em inglês que indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida. O conceito de coaching surgiu nas universidades norte-americanas para definir um tutor particular.)
As crianças visualizavam uma roda e pintavam o nível em que estão, de 2 a 10. O objetivo era o de conhecer-se melhor, pensando sobre sua situação enquanto aluno, através de questionamentos individuais e reflexões, para terem consciência de qual nível gostariam de chegar, considerando:
seus hábitos de leitura, sua solicitação de ajuda aos pais e professores, suas maneiras de ler, tempo dedicado aos estudos, conhecimento de diferentes técnicas de leitura, sua atenção e compromisso durante as aulas, entre outras.
Depois do preenchimento da roda, foram indagados se estavam interessados em aprender, por que e que benefício a leitura poderia lhes trazer, porque a aprendizagem era importante, como eles podiam se dedicar, o que poderiam fazer para melhorar sua leitura…
PNL – PROGRAMAÇÃO NEURO-LINGUÍSTICA. (A PNL estuda estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher maneira que quer funcionar para atingir seus objetivos(*2), como controlar seu cérebro, seus pensamentos para conseguir o que se deseja).
Através de algumas propostas de pensamento, os alunos foram solicitados a, de olhos fechados, pensar em algo que era bom para eles e trazer à tona o sentimento que lhes vinha. Da mesma maneira, algo ruim, e sentir o sentimento. Depois tinham que fazer DIFERENTE: pensar em algo bom e acrescentar um sentimento ruim sobre ele, assim como pensar em algo ruim e acrescentar nele uma emoção boa. Depois, levando essa prática ao aprendizado da leitura, tinham que, de olhos fechados, imaginar-se lendo e “jogar” nesse pensamento, um sentimento bom. A ideia é que ESTIMULASSEM o cérebro a captar a mensagem de que a leitura faz bem ao corpo, de alguma maneira, pois trazendo sentimentos bons, facilitaria seu aprendizado.
TÉCNICAS DE LEITURA. Algumas técnicas simples foram utilizadas, como por exemplo:
Postura na cadeira: sentar-se com o corpo ereto, confortável, sem debruçar-se sobre a cadeira ou o colega;
Distância entre o livro e os olhos, nem muito perto nem muito longe;
Atenção e concentração, silêncio; ter foco no exercício, sem desviar a atenção para os colegas ou outros movimentos na sala;
Compromisso: vontade (querer aprender);
Usar a mão aberta, para “abrir a mente” e ler a palavra inteira, não sílaba por sílaba
O professor Marco dava um tempo e os alunos tinham que fazer a leitura do livro usando todas essas técnicas.
METRÔNOMO. ( O metrônomo é um aparelho que tem como função regular o andamento (ritmo) de músicas. Do grego metron = medida + nomos = padrão, trata-se de qualquer aparelho que produz som ou flashes de luz num determinado padrão de velocidade).
O Professor Marco usou o metrônomo para medir o tempo que os alunos deveriam passar os olhos sobre a frase, sem fixar-se na palavra. Primeiro marcou esse tempo com o metrônomo marcando poucas batidas por minuto, depois muitas batidas por minuto. Os alunos não deveriam ler as frases do livro, mas apenas concentrar-se na leitura global da linha, levando os olhos da esquerda para a direita no tempo marcado.
O importante era passar os olhos pela linha SEM LER o que estava escrito, como uma “academia” para o olhar, forçando os olhos a movimentar-se cada vez mais rápido. Estavam treinando para que a leitura fosse mais dinâmica posteriormente.
Ao se cansarem, os alunos foram orientados a não passar a mão nos olhos, mas sim fechá-los, fazendo uma “conchinha com as mãos e respirando fundo, contando até 10. Depois retornariam à contagem do metrônomo durante a passagem dos olhos pelas linhas.
RELAXAMENTO:os alunos também fizeram atividades simples e práticas de relaxamento, como: sentar-se direito, sem tencionar as partes do corpo (braços e pernas descruzados, postura ereta, cabeça erguida), respirar profundamente e soltar devagar a respiração, olhar para determinadas cores no vídeo para poder relaxar.
SOLICITAÇÕES: os alunos foram solicitados a entrar no site www.lermelhor.com.br e realizar as atividades com vídeos, depois preencher questionário junto com os pais, em casa. Ao trazer de volta para a escola, receberão um DVD do programa “Ler Melhor” e um certificado de participação do curso.
(*1) http://www.significados.com.br/coaching/
Depoimento de Marilise Machado – Coordenadora EMEB Sagrado Coração de Jesus
ATIVIDADE REALIZADA EM 22 DE MARÇO NA EMEB SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, ALUNOS DO QUINTO ANO – PROFESSORA BRUNA
“Eu gostei bastante. Gostaria que as crianças pudessem ter um acompanhamento do Professor Marcos por mais alguns encontros afim de que os alunos pudessem avançar. Isso por conta de muitos pais não auxiliarem seus filhos em casa, acabam não fazendo o treinamento adequadamente. Mas é muito bom o programa do Ler Melhor. Eu fiquei muito orgulhosa em participar, foi um privilégio para nossa escola. Agradeço muito a oportunidade.”
Escola Monteiro Lobato
Depoimento do Coordenador Francisco Carlos da Silva Filho : “Escola Monteiro Lobato de Sorocaba” – 11/2015
Sentimos que nossos alunos se empenharam e dedicaram-se para o projeto ser um sucesso, percebemos que todos ficaram contentes em serem selecionados a participar do ” Ler Melhor “, a dificuldade que tivemos foi em trabalhar a concentração de alguns alunos, acredito que seja pelo fato de não estarem acostumados “a meditação, foco, disciplina e interesse.
Por isso concluímos que o projeto só tem a acrescentar, para que os alunos adquiram o habito de ler, desenvolva a imaginação, tenham um censo crítico e aguçado, proporcione momentos de prazer e entre outras coisas.
Depoimento do coordenador Silvio Aparecido da Silva
“EMEF Prof. Antônio Duarte de Almeida” – 12/20158
A empresa Ler Melhor esteve em nossa Unidade Escolar, na pessoa do Sr. Marco Parise, que desenvolveu junto à 17 (dezessete) alunos dos 5ºs anos, atividades de PNL, Coaching em Leitura/Aprendizado e Leitura Dinâmica.
Desde já agradecemos a empresa Ler Melhor e seus colaboradores e colocamo-nos a disposição.
“Comentários das Professoras do Colégio Qualitativo”
João: Colégio Qualitativo
Seu depoimento inicial era não ter sentimentos na hora da leitura. Após realizar as atividades propostas, começou despertar os sentimentos que um texto pode proporcionar ao compreendê-lo.
Laura: Colégio Qualitativo
Apesar de ser uma aluna assídua com a leitura declarou que esse projeto acrescentou bastante nos seus conhecimentos aumentando a sua segurança de realizar a leitura em voz alta diante de seus colegas de sala de aula.
Os depoimentos estão como os alunos escreveram para manter a originalidade.
Luis Leandro R. da Silva. O projeto ajuda se concentrar mais e ajuda na leitura.
Jaqueline Silvestre dos Santos. Gostei muito, pois assim podemos melhorar a leitura e também trabalharmos com o psicológico.
Luana Cristina R. da Silva. Eu gostei muito, pois melhorou bastante a minha leitura.
Debora de Souza. Eu gostei muito, eu melhorei a minha leitura e agora sei como relaxar os meus olhos.
Jonata Pereira. Gostei sim, ajudou as pessoas ler mais perfeitamente e não ficar travando na hora de ler.
Jéssica Maiara.Esse projeto foi bom, pois ajudou a exercitar as vistas e descobrir algum problema ao fazer os exercícios propostos.
Suzana Carlos da Silva. Foi muito bacana, porque nos ensinou algo que vai servir muito e não nos prejudica.
Adrielly Brasileiro Alves Pereira. Muito bom, seria melhor se existisse muitos outros, ajuda a incentivar a leitura.
Larissa Daniele T. Silva. Achei muito interessante por conta que é uma coisa diferenciada e que realmente melhora a leitura.
Wesley Cavalcante dos Reis. Esse projeto foi bom, poderia acontecer mais vezes.
Jesuino Silva. Gostei, pois é uma coisa muito diferente e melhorou minha leitura.
Davi Souza Novais. Eu gostei bastante pois foi interessante aprender isso e claro ajudou bastante na leitura.
Isabela Borges da Silva. Gostei muito, ensina agente ter mais paciência ao ler um livro e ler mais rápido também.
Jessica dos santos Gomes. O projeto eu achei muito bom, principalmente para a mente deixando mais ativa.
Rosilene Ramos de Lima. Foi muito legal porque ensinou coisas importantes que as pessoas não sabiam e foi muito legal.
Kleber Torres da Silva.A principio não vi muita diferença mas depois que pratiquei em casa percebi a diferença na hora da leitura.
Paloma Souza da Silva. Foi muito bom principalmente a parte que acalma muita a pessoa e relaxa bastante
Lucas Mendes. Eu gostei porque aprendi a ler mais rápido e relaxar a mente e o olho
Débora da Silva Oliveira. Apesar de ter sido a minha primeira aula eu gostei muito e espero que tenha mais.
Graziele Fernandes. A, eu gostei, finalmente teve alguma coisa interessante e diferente nessa escola.
Danielle B. Da Silva. O projeto é bom, pois ajuda nossa leitura e aprendizagem dos olhos, pois exercita bem os olhos.
Iago dos Santos. Achei legal porque ensina a aprender a ler de modo diferente.
Jéssica de Pádua Pinheiro. Achei ótimo, bem produtivo, apesar de eu ser uma leitora assídua, aprendi técnicas interessante para me concentrar mais na leitura.
Carlos Renan. Gostei porque treina nossa visão
Lucas Nunes da Silva. É bom, melhora nosso pensamento
Sidney Moreira Ramos. Achei bom, ensina a relaxar o corpo e ensina ter uma leitura boa
Débora Silva. O projeto é bom porque ajuda alguns alunos a descobrir problemas na visão que não sabia.
Gustavo Ribeiro. Interessante e importante, me auxiliou bastante a realmente compreender textos de forma rápida e eficiente.
Tainá de AL. Barroso. É totalmente produtivo para minha pessoa, pois esta me ajudando a ler melhor
Luana da Silva Alves. Fez muito bem para a vista, o corpo e foi muito bom para minha leitura
Mayara Santos Cirqueira. Esse projeto foi bom, é um projeto para ajudar a incentivar a leitura e foi ótimo ver a segunda vez.
Talita. Foi ótimo, deu para aprender melhor a ler por palavras e não por silabas.
Larissa Ferreira. É muito bom incentivo para aumentar o hábito da leitura dos alunos e melhorou o gosto pela leitura.
Bruno Soares. Projeto de Futuro, valioso, sabemos da dificuldade de alguns alunos na leitura, com a implantação no ensino fundamental contribuirá o desenvolvimento dos alunos.
Alan Kassio Alves de Souza. Um projeto excelente, se ele for realizado desde o inicio na vida acadêmica dos alunos irá ter um resultado fantástico e mudará completamente a vida das pessoas que terão a oportunidade de ser beneficiada com este projeto.
Ellen Gomes de Araujo. Muito bom, não acompanhei todas as vezes que passaram, mas a única vez que participei gostei muito.
Sara Felix Santana dos Santos. Esse projeto foi uma ideia positiva, pois além de melhorar a nossa leitura ainda nos ajudou a relaxar e faz com que fiquemos mais tranquilos.
Débora dos Santos Barbosa. Ele é muito bom e estuda o nosso comportamento da mente nos ajudando a ler mais rápido, serve como incentivo para a leitura.
Keli Cristina Ramalho. Seria bom se repetisse em todas as escolas para que possa ajudar as pessoas com dificuldade na leitura.
Juliana Feitoza Batista. Me ajudou a relaxar antes da leitura e melhorar a leitura.
Luana de Al. Barroso. Achei muito interessante por que me ajudou a se concentrar mais na leitura dinâmica.
Josilene Pereira. Esse projeto foi muito bom, ele ajudou bastante agora sabemos fazer uma boa leitura.
Geovana Freitas dos Santos. Foi muito bom! Tivemos um bom aproveitamento de trabalho com a visão e agora sabemos ler melhor.
Larissa Santos. Bem interessante, estimula a leitura dos alunos. Deveriam fazer mais coisas desse tipo.
Rafael de Souza Santos. É um bom projeto, pois incentiva e influencia na leitura e no prazer de ler.
Larissa Rodrigues. O projeto foi uma iniciativa para o desenvolvimento da maior concentração e leitura de todos os alunos.
Marcos Vinicius G. da Silva. Bom o projeto, teve sim um bom resultado, só que deveria ter começado a mais tempo.
Paulo Oliveira de Jesus. Foi bom para deixar a pessoa calma.
Matheus Eduardo. É bom porque estimula a visão e a memória para que possamos ter uma leitura mais avançada.
Fernanda da Silva Batista. Muito bom, essas aulas teve um bom aproveitamento e agora sabemos ler melhor.
Keliane Jesus. O projeto foi bom para mim, porque eu andava muito estressada.
Luiz. Ótimo por incentivar os alunos a ler e aprender ou melhorar o seu desempenho.
Julio Cesar. Muito Bom, uma técnica inovadora para trazer ao cérebro e à memória novo aperfeiçoamento para fazer exercícios.
“Outros depoimentos”.
Walisson Pereira Paiva. Gostei sim, muito interessante.
Jefferson Henrique. Sim, gostei desse projeto.
Camila Cristina da Silva. Eu gostei muito é diferente e ajuda muito.
Ingrid Aparecida. Foi um projeto bem interessante e diferente.
Alessandra Ferreira de A. Oliveira. Gostei muito, ajudou bastante na hora da leitura.
Letícia Stephanie Gualberto. Acho o projeto muito interessante e ajuda na escola.
Sara Viana Silva. Foi muito legal
Guilherme Silva. Sim, muito bom, ajuda muito na hora da leitura
Larissa Silva de Vasconcelos Ótimo, pois me ajudou a relaxar e melhorar minha leitura.
Luiz Antônio. Bom, Foi um projeto muito interessante aonde em formas de palavras conseguimos nos concentrar mais e relaxar mesmo na escola.
Ediane Souza Lima. O projeto foi legal, é bom
Tabatha Thayna Oliveira. Incentiva os alunos a fazerem, pois é muito bom
Luana Coutinho Eurico. É muito bom, pois nos incentiva a fazer leitura mais fundo e ainda nos ajuda a relaxar.
Marcos Antonio A. do Nascimento. Gostei muito, porque melhorei muito minha leitura.
Eliomara dos Santos S. Silva. Depois do projeto consigo ler melhor.
Braiam Alexander Mendes. Eu achei o projeto muito inteligente, eu tive mais ou menos o conhecimento de alguma coisa.
Jekson Mauricio Pimentel. É um projeto muito bom para as pessoas ter um posicionamento melhor em sua leitura
Ana Aline Ferreira de Souza. Esse projeto foi muito bom, eu adorei.
“Depoimentos anônimos”.
Bom, eu gostei porque realmente ajuda bastante na nossa leitura
É ótimo, pois relaxa um pouco
Foi muito bom esse projeto que foi realizado na escola
Achei muito interessante nunca teve nada na escola e pelo menos agora teve.
Muito bom, além de melhorar a leitura ajuda a relaxar e tirar o stress .
Eu acho que tá bem legal, melhor também para aquelas pessoas que Tem dificuldade para melhorar a leitura.
É bom, pois auxilia na leitura.
Gostei porque ajuda a melhorar a postura durante a leitura.
Acho muito interessante para ajudar a desenvolver nossa leitura cada vez mais.
Foi um projeto muito bom que pena que nessa escola os alunos não são muito interessado, mas gostei. Boa sorte com a continuação do projeto.
Ótimo, porque trabalha com o relaxamento da mente e isso em um ambiente escolar é muito bom para o aprendizado
Fez muito bem para minha leitura e para minha vista.
Ajudou na leitura e relaxar mais o stress
Bom, foi uma nova experiência de aprendizagem e como podemos usar de forma confortável.
O projeto foi bom, para termos uma leitura melhor
Ele ajuda você ler mais rápido e tira as suas dificuldades de movimentar os olhos
Positivo porque temos alguns alunos com dificuldade pare ler
Foi muito bom pois tem pessoas que tem dificuldade para leitura
Muito bom, para aprender uma leitura fluente e mais rápida.
Bom, eu avalio o projeto como ótimo, porque através dessa atividade as pessoas se acalmam e da pra esquecer os problemas um pouco.